Eventos / Mov. Focolare
  

1ª fase do Genfest contará com trabalho voluntário em instituições filantrópicas do Pará

Conheça o trabalho de três instituições paraenses que são parceiras desta edição do festival e atuam no combate à exploração sexual, na assistência de comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas e na conscientização e conservação ambiental.

por Bruna Briti - Assessoria de Imprensa do Genfest   publicado às 00:00 de 12/06/2024, modificado às 11:17 de 12/06/2024

O Genfest 2024 é um grande Festival Juvenil que vai acontecer pela primeira vez na América Latina, no Brasil, na cidade de Aparecida/SP, neste próximo mês de julho, e promete reunir 6.000 jovens do mundo tudo em um festival que busca promover o amor e a fraternidade universal. A realização é do Movimento dos Focolares, também conhecido como Obra de Maria, fundado por Chiara Lubich, em Trento, Itália, em 1943.

Com o tema ‘Jutos para Cuidar’, esse grande festival juvenil conta com três fases. Na primeira, os jovens inscritos vão atuar como voluntários ao lado de 36 OSC’s (Organizações da Sociedade Civil) e Comunidades Sem Fins Lucrativos do Brasil e da América Latina, parceiras do Genfest, de 12 a 18 de julho. A segunda e terceira fases do evento serão realizadas em Aparecida, respectivamente, de 19 a 21 e de 21 a 24 de julho. As adesões podem ser feitas por meio do site https://genfest.org/ para os jovens de 18 a 35 anos que desejam participar desta experiência. Maiores de 35 anos, podem se inscrever para atuarem como voluntários.

Apresentamos a seguir três OSC’s do Pará, parceiras do Genfest 2024. Conheça um pouco da história de cada uma e ajude a compartilhar este movimento tão importante para a construção de uma sociedade mais igualitária.

Mariapolis Glória (Benevides-PA)

A instituição filantrópica tem seu trabalho voltado ao enfrentamento do abuso sexual, tráfico e exploração infantil de crianças e adolescentes, buscando a garantir o princípio da proteção integral e dos seus direitos. Os jovens voluntários do Genfest poderão atuar em projetos sociais desenvolvidos nas comunidades ribeirinhas da Amazônia, mais precisamente nas ilhas de Abaetetuba, acompanhando ações e trabalhos que a Cáritas paroquial realiza. Será uma experiência de pôr a “mão na massa”, de vivência, de imersão.

Saiba mais

Instituto Mureru Eco Amazônia – IMEA (Santarém-PA)

O IMEA foi fundado em 2016, como uma associação civil, de caráter socioambiental, cultural, educacional e filantrópico, com objetivos voltados para a conservação ambiental e o desenvolvimento sustentável, incentivo à Educação Ambiental, a proteção de populações tradicionais e a garantia dos direitos humanos.

O IMEA atua, principalmente, na área da educomunicação, visando a formação de lideranças e o protagonismo juvenil. Além disso, a organização atua na capacitação de professores, crianças e jovens para pensar e agir de forma global e local, contribuindo para a sustentabilidade ambiental da Amazônia e do planeta. Atualmente, o IMEA conta com dois projetos: Escola D’água e Território Transformador do Tapajós.

Saiba mais:

Associação Beneficente Emaús (Óbidos-PA)

A Associação Beneficente Emaús, Diocese de Óbidos, atua em diversos projetos sociais de assistência às mulheres, crianças, adolescentes e jovens do meio urbano e rural, de comunidades de zona de várzea, quilombolas e indígenas, em situação de risco e vulnerabilidade social. Sua missão é promover perspectiva para o povo da Amazônia por meio da educação, resgate e conservação de sua identidade e seus movimentos culturais, contribuindo para o fortalecimento do trabalho integrado do cuidar, combatendo as vulnerabilidades e assegurando a manutenção dos direitos fundamentais.

Seus projetos visam a proteção dos direitos da criança e do adolescente, economia solidária, e fortalecimento dos povos tradicionais como quilombolas, indígenas e ribeirinhos, além da preservação do meio ambiente por meio do reflorestamento de áreas degradadas, pastorais sociais, fortalecimento de mulheres e crianças, educação e geração de renda.

Saiba mais

Serviço

Adesões e novidades do Genfest 2024 disponíveis no site www.genfest.org.  E se deseja fazer uma doação para transformar a realidade de jovens que sonham participar do Genfest e não têm condições financeiras, faça pix (chave genfest2024@focolares.org.br) ou depósito pelo Banco do Brasil (001), agência 3583-1, conta corrente 4448-2, CNPJ: 05.056.796/0001-18, Favorecido: Movimento dos Focolares Mariapolis Ginetta.

Por Bruna Briti – Assessoria de Imprensa do Genfest – Jornalista MTB 32.441. Tel. (12) 98218.3382 / junho de 2024.  

Tags:

voluntariado, trabalho voluntário, pará, para, Genfest, Genfest Brasil