Inspirado na palavra aportuguesada do inglês Hackathon, que resulta da combinação das palavras hack (programar de forma excepcional) e marathon (maratona), o Hackathon Cidade Nova realizou seu evento presencial nos dias 3 e 4 de dezembro, colocando um ponto final na primeira edição dessa maratona que rendeu não apenas resultados efetivos e prêmios em dinheiro, mas se revelou uma experiência muito positiva de construção coletiva.
O evento teve início oficialmente em 1º de outubro com a abertura das inscrições e seguiu com os apoios de profissionais voluntários e de parcerias do Centro Universitário Tabosa de Almeida (ASCES-Unita); Ponto Comm, M2G2 Patrimonial e Giru Bank até o julgamento dos trabalhos e anúncio das equipes vencedoras.
Ao longo do percurso, foram realizadas palestras online pelo canal do YouTube da editora e encontros com mentores para orientar a criação de soluções inovadoras. Mas nada teria sido possível sem a dedicação e o planejamento da equipe Cidade Nova desde 2021. No final do evento, três equipes foram premiadas com valores de R$ 4.500,00, R$ 3.000,00 e R$ 1.500,00, respectivamente, para primeiro, segundo e terceiro lugar.
Apesar do evento ter chegado ao fim, engana-se quem pensa que os reflexos deste desafio ficam por aqui: o trabalho só está começando.
Nessa 1ª edição, foram convocados(as) a participar do Hackathon profissionais e estudantes das áreas de negócios, jornalismo, tecnologia, marketing e comunicação de todo o Brasil, com idade mínima de 18 anos, que poderiam ou não ter tido contato com a editora ou com o Movimento dos Focolares. Juntos(as), os(as) inscritos(as) formaram 7 equipes participantes, vindas de diferentes regiões do país, sendo 5 dessas convidadas para a última etapa - presencial na editora - onde tiveram a oportunidade de conhecer o cotidiano de trabalho e nossos desafios diários.
Após o tour, foi hora de colocar a mão na massa: aos(às) participantes foram indicados três desafios fundamentais: 1- Quais podem ser os modelos de negócios da Editora Cidade Nova do futuro?; 2- Quais podem ser as soluções de portal de conteúdo e loja online da Editora Cidade Nova do futuro, e 3- Quais podem ser as soluções de comunicação e marketing da Editora Cidade Nova do futuro?
Hackathon Cidade Nova inovou ao instigar a interação entre as equipes por meio de uma dinâmica de ajuda mútua: se uma equipe estivesse com dificuldades para evoluir com sua ideia, as demais equipes a ajudavam a avançar. Este é o verdadeiro espírito da editora, o trabalho em equipe inspirado na fraternidade e no crescimento mútuo.
Por fim, com diferenças ínfimas de notas, as 3 equipes vencedoras foram premiadas e terão a oportunidade de participar da aplicação das soluções propostas. Continue acompanhando os desdobramentos desse desafio pelo nosso site e por meio da revista Cidade Nova.