Inspirados pela exposição “Pais Suecos”, do fotógrafo Johan Bävman, a campanha da ONU ElesPorElas e a Embaixada da Suécia no Brasil convidam pais brasileiros a compartilhar fotografias que retratem a relação com seus filhos. Iniciativa, chamada “Pais Brasileiros”, quer estimular discussões sobre a divisão entre homens e mulheres das responsabilidades pelas crianças. Prazo para participar é 31 de agosto.
Foto: Eric Bernard/Free Images
A ONU Mulheres — agência das Nações Unidas que promove a campanha ElesPorElas — lembra que a ideia de que o pai é somente um provedor para seus filhos vem sendo cada vez mais questionada por homens que querem mudar estereótipos tradicionais associados à paternidade.
Essa nova realidade foi abordada pelo artista John Bävman numa mostra fotográfica que apresenta homens suecos com seus filhos e filhas em situações do cotidiano. A obra aborda a importância da participação dos pais no cuidado e na criação de crianças. Conheça o trabalho clicando aqui.
Para estimular o debate sobre a paternidade em terras brasileiras, a ElesPorEleas se uniu à missão diplomática da Suécia para chamar pais do Brasil a contar suas histórias e compartilhar uma imagem que traduza os vínculos entre eles e seus filhos. Crianças que aparecerem nas fotografias deverão ter até 12 anos de idade.
Serão selecionadas dez fotos. As imagens escolhidas vão ser impressas em um livreto que será distribuído na montagem da exposição “Pais Suecos” em diferentes cidades brasileiras. Registros também serão exibidos em eventos e vão fazer parte de materiais de divulgação e comunicação da Embaixada e da ONU. O Instituto Sueco também terá os direitos das fotos e textos da campanha “Pais Brasileiros” para usar em sites e em materiais de impressão.
Veja as instruções de participação abaixo:
Como participar:
Critérios
Seleção
O júri, composto por representantes da Embaixada da Suécia em Brasília e pelo Instituto Sueco em Estocolmo, selecionará dez imagens a partir das contribuições recebidas, de acordo com os seguintes critérios:
Membros do Comitê Organizador, do júri ou da Embaixada da Suécia não poderão participar da campanha.