O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) lançou na véspera do Dia das Crianças uma campanha para mobilizar os brasileiros a transformar a realidade de crianças que ainda sofrem violações de direitos no Brasil e no mundo. Este 12 de outubro, Dia das Crianças no Brasil, também marca os 25 anos de vigência do Estatuto da Criança e do Adolescente. A peça central da campanha #aindadátempo, assinada pela Ogilvy Brasil, é um vídeo com cenas reais, gravadas na maior feira de intercâmbio da América Latina, no mês passado, em São Paulo.
Na feira, foi montado um estande para a ação com o nome de uma agência de intercâmbio fictícia, a ECA Exchange Programs – To change children’s lives. Nesse estande, atores ofereceram para os pais viagens com experiências impensáveis para seus filhos, mas que são vividas diariamente por milhões de crianças e adolescentes no Brasil e no mundo.
As cenas mostram reações das famílias surpreendidas pelas opções: lutar numa guerra civil com armas de verdade, passar alguns dias em um campo de refugiados, executar trabalhos pesados ou até estudar em escolas sem água, eletricidade ou material didático. Depois do impacto da oferta e da resposta negativa dos pais, os atores convidaram as famílias a refletir sobre essas violações de direitos.
“Neste exato momento, milhões de crianças no Brasil e no mundo estão tendo seus direitos violados. O objetivo da campanha é chamar a atenção para essa realidade, fazendo com que os pais, ao imaginar seus filhos nessas situações, se conectem com a gravidade do problema”, explicou a chefe de Comunicação e Parcerias do UNICEF Brasil , Edith Asibey. “Nós, do UNICEF, estamos convencidos de que ainda dá tempo de garantir os direitos de todas as crianças e adolescentes, sem exceção”, adicionou.