Economia / Política
  

Começa a Semana Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas

O objetivo é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esse crime, que ainda afeta a milhares de pessoas em todo o mundo

por ONU Brasil   publicado às 11:27 de 28/07/2015, modificado às 11:30 de 28/07/2015

Para marcar o Dia Mundial contra o Tráfico de Pessoas, celebrado em 30 de julho, vários estados brasileiros iniciam, na última segunda-feira, as atividades da Semana de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas. Serão realizados eventos, seminários, palestras, audiências públicas e caminhadas, e monumentos importantes serão iluminados.

A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, iluminada de azul, em apoio à campanha do UNODC. Foto: Agência Brasil/Vladimir Platonow

Essas ações fazem parte da Campanha Coração Azul contra o Tráfico de Pessoas do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC), implementada no Brasil em parceria com o Ministério da Justiça. O objetivo da campanha é sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre esse crime, que ainda afeta a milhares de pessoas em todo o mundo. A campanha também destaca os mecanismos de denúncia, fundamentais para a investigação e conclusão dos casos.

A embaixadora da Boa Vontade para a Campanha Coração Azul, Ivete Sangalo, gravou recentemente um vídeo para explicar o que é o tráfico de pessoas e como a população pode denunciá-lo.

 

Como parte de sua campanha mundial, o UNODC pede a pessoas de todo o mundo que compartilhem suas fotos nas redes sociais com a hashtag #douesperança. Essa ação representa o compromisso da sociedade com as vítimas do tráfico de pessoas. Veja mais detalhes clicando aqui.  Com o mote “Para que o sonho não vire armadilha”, a campanha brasileira, desenvolvida pelo Ministério da Justiça, e replicada pela Rede Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas nos Estados, tem o objetivo de alertar a população sobre os perigos de aceitar propostas de trabalho suspeitas.

Saiba mais sobre os eventos no Brasil aqui.

Tags:

onu, Campanha, tráfico de pessoas, combate, trabalho escravo, nações unidas, unodc, campanha coração azul