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Estudantes do RN ganham prêmio por reciclagem de lixo eletrônico

Concorrendo com 360 projetos inscritos em competição promovida pela Samsung, os alunos utilizaram material descartado para fazer próteses que ajudam portadores de necessidades especiais

por Vinícius de Oliveira - Porvir   publicado às 09:31 de 10/12/2014, modificado às 09:33 de 10/12/2014

Com um projeto que mobiliza os alunos e a comunidade para o descarte responsável de lixo eletrônico e criação de próteses para ajudar portadores de necessidades especiais, a Escola Estadual Tristão de Barros, de Currais Novos, no Rio Grande do Norte, conquistou o prêmio “Respostas para o amanhã”, promovido pela empresa de tecnologia Samsung. A escola vai receber equipamentos para implantação de sala interativa com dispositivos eletrônicos como tablets, lousas eletrônicas e conexão de internet, além de entrar em programa para a formação de educadores.

Foto: Soren Faurby/Free Images

Nesta primeira edição, que teve 360 projetos inscritos, os participantes do “Respostas para o amanhã” tinham que responder à pergunta “Como a matemática e a ciência podem melhorar a sua comunidade?”. A vitória da escola do Rio Grande do Norte foi anunciada em evento realizado nesta segunda-feira, 8, no Museu da Língua Portuguesa, no centro de São Paulo.

Para Elba Alves da Silva, diretora da escola, a conquista mostra como a Tristão de Barros tomou o caminho certo ao colocar inovação dentro de seu plano pedagógico, obedecendo um dos preceitos do programa Ensino Médio Inovador, do MEC (Ministério da Educação). “O que a Samsung propôs é o que a gente trabalha na escola e os conteúdos científicos são dados a partir de uma problematização”, diz. Para Elba, “quando se trata o currículo de forma inovadora, dá autonomia e considera o perfil do jovem de hoje, você recebe este tipo de resposta”, completa. Há quatro anos, muito antes de pensar no projeto, a escola já estimulava alunos a recolherem lixo eletrônico em parceria com lojas da cidade, mas a destinação correta dependia de um terceiro que vinha de Natal.

A partir desse momento, entraram em cena os alunos do terceiro ano do ensino médio, capitaneados pelo professor de física Ivanês Oliveira. Como meio de fechar o ciclo da reciclagem, grupos começaram a desmontar aparelhos e aproveitá-los nas aulas de eletrostática e eletrônica, que ganharam uma nova dinâmica. “Na escola, temos o AEE (Atendimento Educacional Especializado). que tem a participação de portadores de deficiência. Veio então aquela lampadazinha dizendo ‘Por que não fazer um projeto para ajudar?’ Começamos a trabalhar com a ajuda da sociedade dois projetos básicos: uma cadeira motorizada feita com peças reutilizadas e uma bengala com sensores [tirados de parachoques de carros] que acionam uma pulseira vibratória e ajudam um deficiente visual diante de obstáculo”, conta.

 

Segundo o professor, o material que não pode ser aproveitado em sala de aula é vendido na capital e o dinheiro obtido é destinado à confecção de uma cartilha que orienta a população sobre postos de coleta. “Não tem nada de complexo e partiu de um problema que foi resolvido pelos alunos junto com o professor”, explica.

Pelo lado dos estudantes, a oportunidade para elaboração de um projeto também é reconhecida como fator de mudança de postura diante da disciplina que muitas vezes chega a ser criticada por ser distante da realidade. “A escola toda se empenha e graças às pesquisas junto com o professor a gente vai melhorando cada vez mais”, diz Bruno Oliveira, ao lado do xará, Bruno Rodrigues, um entusiasta de projetos de astronomia: “Eu comecei a ver que esse tipo de atividade realmente incentiva o aluno a buscar conhecimento e, nesse ano, já passei no terceiro bimestre”.

Júri popular

O voto de internautas deu o troféu “Prática Educativa Vencedora pelo Júri Popular” à Escola de Ensino Médio Murilo Braga, de Martinópole, no Ceará, que desenvolveu um projeto de um “ecofiltro”. O produto foi criado a partir do pecíolo da folha da carnaúba, uma planta nativa da região, para tratar a água de forma barata e eficiente.

 

 

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