Algumas das maiores empresas do mundo investiram, juntas, R$ 3,7 bilhões em iniciativas de redução de emissões de gases-estufa em 2014. Essas companhias relataram uma economia de R$ 118,7 milhões decorrente de tais ações, conforme mostram os dados do estudo Conexão entre mudanças climáticas e modelos de negócios: uma agenda em evolução, lançado nesta semana pelo CDP, organização internacional que atua junto a investidores e empresas de todo o mundo no combate aos impactos das mudanças climáticas.
Estudo divulgado uma semana antes da Cúpula do Clima da ONU, realizada em setembro, refutava a ideia de que o combate às alterações climáticas e o investimento na economia são excedentes. Foto: Olga Kroroshunova/WMO
O objetivo do levantamento é subsidiar a tomada de decisão de investidores, empresas e formuladores de políticas para que os negócios adaptem seus modelos de processos produtivos para uma economia sustentável.
Baseado nas respostas extraídas do questionário respondido por 521 empresas (contra 51 em 2013) e de entrevistas com gestores de companhias com bom desempenho em anos anteriores, o estudo, realizado em parceria com a consultoria Catavento e o Instituto Coppead-UFRJ, busca estabelecer um vínculo de ações corporativas frente às mudanças climáticas e o desempenho financeiro das empresas.
De acordo com o documento, algumas empresas conseguem capturar oportunidades por meio de suas iniciativas para redução de emissões, além de reduzir sua exposição aos riscos correlatos. O estudo mostra ainda que as companhias brasileiras evoluíram na conexão dessas iniciativas com benefícios corporativos e ambientais.
Os principais resultados apontados pelo estudo foram:
“Os negócios já estão operando em circunstâncias de risco e incerteza diante do agravamento das mudanças climáticas. Nesse contexto, se destacarão as empresas que tiveram a capacidade de se reinventar, adaptando seus processos produtivos e modelos de negócios. O CDP proporciona essa exercício, pois a partir do relatório a empresa identifica os riscos aos quais está exposta e traça estratégias para agir diante deles”, ressalta a organização.