Tecnologia / Sustentabilidade
  

China e Japão duelam em corrida pelos veículos "verdes"

Enquanto Pequim aposta nos carros elétricos, Tóquio investe pesado nos automóveis a hidrogênio

por Verde sobre Rodas   publicado às 08:47 de 13/11/2015, modificado às 08:48 de 13/11/2015

Duas potências automotivas asiáticas, a China e o Japão, brigam atualmente pela supremacia dos veículos elétricos e movidos a hidrogênio. "Estamos chegando a uma encruzilhada", diz James Chao, diretor da IHS Automotive. "É difícil definir a importância da escolha entre baterias e hidrogênio. "Bilhões de dólares serão investidos em um ou o outro e poderão determinar quais empresas vão liderar a indústria até o final deste século."

Toyota Mirai. Foto: Divulgação

A China, grande importadora de combustível e marcada negativamente pelos altos índices de poluição do ar, aposta tudo nos carros elétricos. O governo oferece incentivos aos compradores, além de forçar montadoras globais a compartilhar sua tecnologia, abrindo seu mercado para empresas de tecnologia dispostas a produzir veículos elétricos no país.

Por uma década, Pequim tem incentivado o aumento da penetração dos elétricos no mercado. "O presidente da China Xi Jinping explicou isso recentemente, dizendo que o desenvolvimento de veículos elétricos é a única via da indústria automobilística chinesa para crescer, ser grande e forte", lembrou Xu Heyi, presidente da Beijing Automotive Group.

"Sociedade de hidrogênio"
Mas o Japão vê o futuro de forma diferente e está investindo pesadamente em tecnologia de célula de combustível e infraestrutura, como parte de uma política nacional para promover o que eles chamam de uma "sociedade de hidrogênio", na qual o combustível de emissões zero dominará o mercado automotivo. A Toyota está empenhada em manter a liderança de propulsão alternativa estabelecida uma década e meia atrás, com o Prius híbrido elétrico.

"Não é que nós não estamos fazendo nada sobre os elétricos. Tecnicamente falando, trata-se de uma tecnologia relativamente mais fácil", observou Koei Saga, diretor administrativo da Toyota. "Mas ela precisa evoluir. Se você está procurando a melhor solução, o elétrico provavelmente não é."

Pesquisa conjunta
A China e o Japão não estão sozinhos. A General Motors está realizando uma pesquisa conjunta com a Honda em carros a hidrogênio, enquanto a BMW é parceira de célula de combustível da Toyota. Daimler na Europa e Hyundai na Coreia do Sul também trabalham em carros movidos a hidrogênio.

Enquanto isso, a China aposta fortemente nos elétricos e abriu sua indústria automobilística para empresas de tecnologia que tenham recursos para investir. O movimento gerou mais de meia dúzia de empresas de capital chinês investindo nesse setor, entre elas Baidu, Alibaba e Xiaomi.

Algumas companhias, como a LeTV e Faraday, criaram operações na Califórnia (EUA) para acompanhar de perto as experiências da Tesla. Ambas visam especificamente desenvolver elétricos para competir com o Tesla Model S nos próximos dois ou três anos.

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