Política
  

Agência da ONU entrega alimentos a mais de 285 mil pessoas em Gaza

Ação emergencial é promovida pelo Programa Mundial de Alimentos. Em sessão especial na Assembleia Geral da ONU, autoridades fizeram apelo pela paz em Gaza

por ONU Brasil   publicado às 18:00 de 07/08/2014, modificado às 01:13 de 12/11/2014

Enquanto prossegue o cessar-fogo temporário em Gaza, autoridades das Nações Unidas pediram, na última quarta-feira (6), a palestinos e israelenses que retomassem as negociações pela paz, solicitando aos seus 193 Estados-membros que respondessem às necessidades emergenciais de financiamento humanitário.

Até o dia 6 de agosto, já na vigência do cessar-fogo de 72 horas proposto pelo Egito, 1.843 palestinos haviam sido mortos pela ofensiva israelense – entre eles, 415 crianças e 214 mulheres. Do lado israelense, foram 64 soldados, dois civis e um estrangeiro mortos.

Enquanto isso, o Programa Mundial de Alimentos (PMA) está incrementando sua rede de distribuição em Gaza para garantir que as pessoas vivendo em abrigos recebam comida. Seu objetivo é entregar cerca de 10 toneladas de pão por dia de Jerusalém a Gaza.

A agência da ONU está dando assistência a cerca de 270 mil pessoas deslocadas em 95 abrigos da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) e a cerca de 15.700 pessoas em 19 abrigos públicos com rações alimentares de emergência. Outros 2 mil pacientes e funcionários do hospital estão recebendo rações alimentares de emergência.

Confira um resumo da situação nesta reportagem da TV ONU: