Religião / Comportamento
  

Presépios de 20 países integram exposição em São Paulo

Nesta 27ª edição, que tem como tema “A paz entre os povos”, são apresentados 59 presépios, vindos de países como França, Bolívia, México, Rússia, Itália, Alemanha e Israel

por Fernanda Cruz - Agência Brasil   publicado às 10:26 de 05/12/2016, modificado às 10:27 de 05/12/2016

O Santuário São Francisco de Assis inauturou, no último sábado (3), na capital paulista, a exposição de presépios vindos de 20 países, como França, Bolívia, México, Rússia, Itália, Alemanha e Israel. Nesta 27ª edição, que tem como tema “A paz entre os povos”, são apresentados 59 presépios.

O Santuário São Francisco de Assis abre, na capital paulista, a exposição de presépios vindos de 20 países. Foto: Santuário de São Francisco/Divulgação

As obras fazem parte de acervo de colecionadores internacionais e da coleção franciscana, que tem mais de 800 presépios que trazem, a partir das visões de artesões das diferentes nacionalidades, a famosa cena do menino Jesus na manjedoura, ao lado de Maria e José.

As obras são confeccionadas em papel machê, madeira, porcelana, biscuit, gesso, pedras e barbante trançado. Frei Alvaci Mendes da Luz, pároco e reitor do Santuário São Francisco, explica que as diferentes culturas são representadas sob a ótica de cada lugar do mundo.

“Tem um presépio da patagônia chilena, com representações da patagônia, tem urso polar, a sagrada família dentro de um iglu, com gelo, frio. Temos um presépio do Rio Grande do Sul, com trajes típicos gaúchos. O José com roupa de gaúcho, Nossa Senhora com roupa da prenda, os reis magos com cavalos, em vez de camelos”, disse o frei.

Tradição do calendário natalino em São Paulo, a exposição é organizada há 27 anos. A escolha do santuário, de São Francisco de Assis, é porque o santo foi o primeiro a montar um presépio na forma conhecida hoje. A ideia surgiu enquanto o santo lia, numa de suas longas noites dedicadas à oração, um trecho bíblico que narrava o nascimento de Cristo.

Entre o público esperado, que chega a 10 mil pessoas em cada edição, não estão apenas crianças. “As crianças gostam bastante porque remetem ao infantil, as representações bem coloridas, alegres, mas os adultos também gostam bastante porque lembra a questão da fé, da família, relembram as tradições antigas das suas famílias. É um público variado”, disse o frei.

Na abertura da exposição, sábado (3), houve um recital de flauta doce e um recital de músicas natalinas. A exposição segue até 8 de janeiro. Funciona de terça a sábado, das 9 às 17h, e aos domingos, das 8 às 13h. O endereço é Largo São Francisco, número 133, no centro. A entrada é gratuita e mais informações no site do convento.

Tags:

exposição, natal, são francisco, exposiçao, presépio

Confira também

RevistaSociedade / Religião

Dezembro / 2016

Imagem
por JAAFAR ASHTIYEH
RevistaSociedade / Comportamento

Setembro / 2016

Nudez digital, consequência real
por DANIEL FASSA
RevistaEspiritualidade / Comportamento

Dezembro / 2016

“Ele vem para vos salvar!” (Is 35,4)
por FABIO CIARDI