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Falta de médico e medicamentos ainda compromete atendimento clínico, revela IBGE

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada hoje (2) com dados de 2013, 95,3% dos brasileiros conseguiram atendimento médico na primeira tentativa

por Vinícius Lisboa – Agência Brasil   publicado às 10:13 de 02/06/2015, modificado às 10:13 de 02/06/2015

A falta de médicos foi o principal problema relatado por pessoas que procuraram atendimento e não conseguiram na primeira tentativa. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) divulgada hoje (2) com dados de 2013, 95,3% dos brasileiros conseguiram atendimento médico na primeira tentativa.
 

Foto: Tânia Rêgo/ABr (05/10/2013)

Entre o percentual que não conseguiu, 38,8% relatam que não foram atendidos por falta de médico. Outro motivo relatado por 32,7% foi a falta de vaga ou senha. Em 6,4% dos casos, a justificativa foi que não havia serviço ou profissional de saúde especializado para o atendimento, e 5,9% das pessoas desistiram após esperar por muito tempo.

De acordo com os dados da PNS, 33,8% das pessoas procuraram um médico porque estavam doentes e 19% para dar continuidade a um tratamento. A terceira causa que mais levou a consultas médicas (11,9%) foi a realização de exame complementar de diagnóstico.

A falta de medicamentos também compromete o atendimento de pacientes no país. Os dados da PNS mostram que, após uma consulta médica em que houve prescrição de remédios, 17,5% dos pacientes não conseguiram obter a medicação indicada.

O percentual varia entre as regiões brasileiras e a situação é mais crítica no Norte, onde quase um quarto dos pacientes (24,2%) não conseguiu obter todos os medicamentos receitados.

Tags:

saúde, sus, pesquisa, atendimento, medicamentos, ibge, médicos

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