Economia / Comportamento
  

Número de turistas bate recorde em 2014: um bilhão de pessoas viajou pelo mundo

O panorama permanecerá positivo em 2015. De acordo com especialistas consultados pela OMT, haverá um aumento de 4 pontos percentuais neste ano

por ONU Brasil   publicado às 12:00 de 30/01/2015, modificado às 13:27 de 30/01/2015

Em tempos de austeridade, o número de turistas internacionais continua a surpreender. Em 2014, 1,13 bilhão de pessoas viajou a destinos internacionais, 51 milhão a mais que em 2013. Esse aumento marca uma tendência que já dura cinco anos, desde o início da crise econômica em 2009, afirmou, na última terça-feira (27), a Organização Mundial de Turismo (OMT), agência especializada da ONU.

A estátua do Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, é um dos pontos turísticos mais visitados no Brasil. Foto: Caio Bruno/Flickr

“Nos últimos anos, o turismo tem provado ser uma surpreendente atividade econômica, forte e resiliente, dando uma contribuição fundamental para a recuperação da economia, gerando bilhões de dólares em exportações e criando milhões de empregos”, disse o secretário-geral da OMT, Taleb Rifai, durante a abertura do Spain Global Tourism Fórum, celebrado em Madri (Espanha).  Essa realidade tem impactado positivamente todas as regiões do mundo, mas, particularmente, tem sido bem-vinda na Europa, que se esforça para sair de um dos piores períodos econômicos de sua história, disse Rifai.

A região que mais se destaca é a das Américas, com um aumento de 7%, seguida da Ásia e do Pacífico (5%), Europa (4%), Oriente Médio (4%) e África (2%). O panorama permanecerá positivo em 2015. De acordo com os 300 especialistas consultados pela OMT, a performance do turismo deve melhorar neste ano, com aumento de 4 pontos percentuais. Para Rifai, a diminuição do preço do petróleo ajudará a reduzir o preço das passagens, mas também afetará os países exportadores, que emergiram como fortes mercados de fontes de turismo.

Tags:

economia, cultura, exterior, turismo, petróleo, mundo, passagens, preços, viagens

Confira também

Cidade InovaEconomia / Comportamento
RevistaEconomia / Comportamento

Novembro / 2017

Um país de extremos
por MARTINA CAVALCANTI
RevistaEconomia / Comportamento

Outubro / 2017

Renda e planejamento
por MAGNUS DE CARVALHO