“A violência que há no coração humano, ferido pelo pecado, também se manifesta nos sintomas de enfermidade que constatamos no solo, na água, no ar e nos seres viventes. Por isso, entre os pobres mais abandonados e maltratados, está nossa oprimida e devastada terra, que ‘geme e sofre dores do parto’ (Romanos 8,22)”. Já no segundo parágrafo da Laudato Si’, o papa Francisco adverte sobre o estado da Criação. Nessas poucas linhas, se resume cada uma das notícias que lemos e escutamos diariamente, que vão desde a crise climática à exploração dos recursos naturais, à degradação humana e a tantas catástrofes que nos interpelam sobre a nossa maneira de nos relacionarmos entre nós e com a Casa Comum.
Este artigo está disponível apenas para assinantes. Se você é assinante, e já tem conta aqui no Portal da Editora Cidade Nova, faça seu login.
Você também pode ter acesso a duas reportagens da revista todo mês, disponibilizado por liberdade da Editora, podendo também a algumas matérias em edições anteriores mais recentes, como também a todas as matérias de edições mais antigas. Para isso, faça seu cadastro aqui.
*O arquivo está em construção.