O filósofo italiano Antonio Maria Baggio afirma que “o termo ideologia indica, por si só, algo negativo, distorção do pensamento”. Ele argumenta que a ideologia, “como um pensamento das aparências”, “descreve a realidade como esta se mostra em alguns aspectos, dando-lhe, portanto, uma interpretação verossímil, mas não verdadeira”. E mais: a ideologia “absolutiza o próprio ponto de vista e não procura a verdade, mas, certa de já possui-la, interpreta a realidade à luz do seu ponto de vista”. Por fim, a ideologia – completa Baggio – “geralmente exprime um interesse de partes, oculto sob a forma desinteressada e universalista das próprias declarações”.
Este artigo está disponível apenas para assinantes. Se você é assinante, e já tem conta aqui no Portal da Editora Cidade Nova, faça seu login.
Você também pode ter acesso a duas reportagens da revista todo mês, disponibilizado por liberdade da Editora, podendo também a algumas matérias em edições anteriores mais recentes, como também a todas as matérias de edições mais antigas. Para isso, faça seu cadastro aqui.
*O arquivo está em construção.