Em.pa.ti.a. Sf. 1. Ação de se colocar no lugar de outra pessoa, buscando agir ou pensar da forma como ela pensaria ou agiria nas mesmas circunstâncias. 2. Aptidão para se identificar com o outro, sentindo o que ele sente, desejando o que ele deseja, aprendendo da maneira como ele aprende etc.
Essa palavra está até na “moda”. E Ainda bem! Em tempos de conexão digital, de individualismo exacerbado e de intolerância, nada melhor do que conhecer e praticar a empatia.
E ser empático significa conseguir se conectar a outro ser humano, compreende-lo, e acima de tudo não julgá-lo. A ideia é pensar por que o outro está agindo daquela forma e encontrar qual a necessidade humana que o faz ter aquela atitude. Um exemplo simples pode ser praticar a empatia com aquele colega novo de trabalho que te interrompe diversas vezes ao dia para fazer perguntas. Se você entende que ele está nervoso e quer entregar um bom serviço, sua atitude pode ser bem diferente do que uma certa irritação.
A verdade é que o tema é extenso. Mas para ajudar nossos leitores a refletir sobre a empatia, preparamos uma lista com 19 filmes para você reconhecer em cada enredo um valor ou uma atitude que podem trazer a empatia para mais perto do seu cotidiano.
Para refletir sobre a escravidão, a repressão e como o contexto histórico traz marcas profundas na população negra. O filme conta a história de um escravo liberto que cai novamente nas amarras da escravidão por 12 anos. #racismo
Para refletir sobre como as aparências enganam e compreender como algumas atitudes de uma pessoa podem star atreladas ao passado. E como só o amor é capaz de libertar. .
Para refletir sobre a riqueza material e como ela pode transformar um ser humano. Narra a vida do magnata William Randolph Hearst que construiu um império dos meios de comunicação.
Para refletir sobre o poder da pressão social e econômica sobre as classes mais pobres da nossa sociedade e sobre como boas escolhas podem transformar a vida de todos.
Para refletir sobre as necessidades de deixar transparecer sentimentos e emoções. Uma animação para ver em família!
Para refletir sobre a empatia com o diferente e como ele pode se revelar incrível se estabelecermos relações de confiança recíproca.
Para refletir sobre como o coração é capaz de se sobrepor ao intelecto em pessoas diferentes. Um verdadeiro clássico!
Para refletir sobre o que é ser humano, em diferentes perspectivas. Esse documentário ouviu centenas de pessoas no mundo todo para descobrir suas experiências humanas. Temos muito mais em comum do que pensamos!
Para refletir sobre as escolhas que fazemos na nossa vida e o poder que elas exercem sobre a nossa existência. Narra a história do líder de uma gangue que furta o carro de uma mulher, sem saber que o seu bebê estava no banco de trás.
Para refletir sobre empatia e compaixão. Um jovem recém-saído da prisão aceita o trabalho de cuidador de um milionário tetraplégico.
Para refletir sobre a liderança. Mostra como o décimo quarto Dalai Lama, líder político e espiritual do Tibet, lida com a opressão.
Para refletir sobre o poder da imaginação. E sobre como ela é importante para as crianças.
Para refletir sobre como é viver na miséria e como é importante estar atento às necessidades básicas dos nossos irmãos. Quatro amigos norte-americanos fazem a experiência de sobreviver na Guatemala com apenas 1 dólar por dia.
Para refletir sobre a xenofobia. Dois irmãos se separam durante a Segunda Guerra e fazem de tudo para fugir dos nazistas e reencontrar a família.
Para refletir sobre como rotulamos e julgamos pessoas com transtornos mentais. A história comovente conta como uma psiquiatra brasileira desenvolveu um projeto de arte com pacientes esquizofrênicos de um hospital.
Para refletir sobre o medo, os recomeços e a vida de quem tem um disgnóstico de Alzheimer e sobre as relações familiares nesse contexto. Uma renomada professora de linguística é diagnosticada com Alzheimer.
Para refletir sobre como viver em comunidade e as raízes dessa experiência. Três homens se reencontram quando um deles perde sua filha.
Para refletir sobre o que realmente importa: aquilo que vem de dentro. Um ogro se apaixona por uma princesa... ou será uma....
Para refletir sobre a segunda chance. Narra a história entre um garoto com deficiência e seu cuidador.
E então gostou das dicas? Tem outras sugestões? Deixe nos comentários das nossas redes sociais!