Em solidariedade com os milhares de crianças, mulheres e homens afetados pelo conflito da Síria, agora em seu quinto ano, os doadores internacionais prometeram, nesta terça-feira (31) 3,8 bilhões de dólares para os programas humanitários da ONU, durante a Terceira Conferência de Doadores para a Síria, na Cidade do Kuwait.
Comunidade internacional promete 3.8 bilhões para aliviar o sofrimento de milhões de famílias sírias. Foto: UNRWA
“Hoje, a comunidade internacional se uniu em solidariedade com o povo da Síria e dos países vizinhos que carregam o pesado fardo de acolher milhões de refugiados sírios”, disse o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que presidiu a reunião. “Temos procurado enviar uma mensagem de alívio para os milhões de sírios que foram afetados por esta terrível crise.”
As novas doações humanitárias chegam em um momento crítico para o país, onde mais de 220 mil sírios morreram devido ao conflito. Atualmente, na Síria, quatro em cada cinco pessoas vivem em situação de pobreza e o país perdeu quase quatro décadas de desenvolvimento humano, com o desemprego atingindo metade da população. A crise fez com que a expectativa de vida se reduzisse em 20 anos.