O som hoje é uma parte indispensável da televisão e do rádio, mas os avanços na tecnologia de áudio permitirão uma experiência completamente inovadora nos próximos anos. A promessa foi realizada durante um evento da União Internacional de Telecomunicações sobre “O Futuro do Áudio na Transmissão”, realizado na semana passada.
Avanços da tecnologia mudarão as formas em que o som será levado para nossas vidas. Foto: Seanomatopoeia/Flickr
No encontro, especialistas sublinharam que o papel do áudio até agora foi subestimado e revelaram como os novos desenvolvimentos em áudio irão afetar a elaboração dos programas e as formas em que o som será levado para nossas vidas.
“Estamos no limiar de uma nova era emocionante de ‘som’ para a radiodifusão”, disse o secretário-geral da UIT Houlin Zhao. “Estes novos sistemas de áudio irão fornecer recursos e desempenho adicionais bem além daquelas disponíveis hoje”.
Na vida real, nós ouvimos o som de forma envolvente em torno de nós – pios de pássaros em cima, buzinas de carros atrás e uma voz à nossa frente. O “áudio imersivo” vai simular essa mesma experiência na mídia. Juntamente com a nova Televisão de ultra alta qualidade (UHDTV), que oferece imagem de qualidade reforçada, o áudio imersivo vai elevar a experiência de televisão a um nível inteiramente novo, deixando ainda mais tênue a linha entre a realidade física e a simulação virtual ou digital.
Capacidades técnicas futuras para áudio também permitirão aos telespectadores escolherem seu próprio menu de serviços. Eles serão capazes de decidir e ajustar o nível de som imersivo em suas salas de estar, criando uma imagem sonora dinâmica.