Arte / Tecnologia
  

Museus brasileiros participam de campanha mundial por meio de redes sociais

Instituições do Rio, de São Paulo e de Belo Horizonte se juntarão ao Louvre e ao Metropolitan Museum of Art para promover o intercâmbio online e participação dos visitantes

por Flávia Villela - Agência Brasil   publicado às 10:35 de 23/03/2015, modificado às 10:35 de 23/03/2015

A partir desta segunda-feira (23) até o próximo domingo, museus de diversas cidades brasileiras, como Rio de Janeiro, Petrópolis (RJ), São Paulo, Belo Horizonte (MG) e Brodowski (SP) participam da campanha mundial #MuseumWeek para promover o intercâmbio online e participação ativa dos visitantes. Os museus Louvre, em Paris,  Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque e o Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro são algumas das instituições culturais que, via Twitter, farão hashtags com temas diferentes, a cada dia, para divulgar curiosidades e atividades sobre os museus.

Museu de Arte do Rio. Foto: Andres Otero

No primeiro dia da campanha será lançada a hashtag #secretsMW. A ideia é que os funcionários dos museus compartilhem com o público os bastidores das instituições, rotina e  curiosidades inéditas. Na terça-feira, será a vez do público compartilhar as memórias favoritas desses museus com a hashtag #souvenirsMW. O tema da quarta-feira será detalhes da arquitetura e paisagens ao redor do prédio que sugerem uma nova perspectiva sobre essas instituições e a hashtag será #architectureMW. 

Na quinta-feira, os museus convidarão o público, por meio da hashtag #inspirationMW, a encontrar elementos que representem a especialidade do museu de sua escolha, produzindo uma homenagem audiovisual. Na sexta-feira a equipe sugere como tema atividades familiares oferecidas pelo museu, como visitas guiadas e espaços dedicados às crianças, pela hashtag #familyMW.

No sábado, os visitantes poderão compartilhar o que mais gostam nessas instituições, de obras a ambientes, usando a hashtag #favMW. A iniciativa #MuseumWeek se despede, no domingo, com a hashtag #poseMW, quando os visitantes e equipe farão fotos em que o museu é o pano de fundo.

A lista completa de museus participantes e a agenda de hashtags poderão ser encontradas na página da #MuseumWeek.

Tags:

internet, #museumweek, museus

Confira também

RevistaComportamento / Tecnologia

Outubro / 2017

A hora dos clubes de assinatura
por CIBELE LANA
RevistaEsporte / Tecnologia

Junho / 2017

Futebol pelo Youtube
por CIBELE LANA
RevistaTecnologia / Educação