A Organização das Nações Unidas confirmou ontem (18) que o papa Francisco discursará na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, no dia 25 de setembro, quando serão celebrados os 70 anos da entidade. Segundo comunicado da ONU, o secretário-geral Ban Ki-moon recebeu, com satisfação, a confirmação da visita de Francisco.
Papa Francisco discursa na 2ª Conferência Internacional sobre Nutrição (ICN2) na sede da FAO, em Roma. Foto: Giulio Napolitano/FAO
Ban Ki-moon disse que a presença do papa será importante, "num momento em que os estados-membros decidirão novas metas voltadas ao desenvolvimento sustentável, para combater as alterações climáticas e promover um futuro de paz e prosperidade para a humanidade”.
Em Nova York, o papa discursará na Assembleia Geral da ONU e terá reuniões bilaterais com Ban Ki-moon e outros funcionários da entidade. “O secretário-geral espera que a visita do papa sirva para inspirar a comunidade internacional a redobrar esforços para promover a dignidade humana para todos, garantir a justiça social, a tolerância e o entendimento entre as pessoas”, conclui a nota.
Na viagem aos Estados Unidos, Francisco visitará também a capital, Washington, tornando-se o primeiro papa a fazer pronunciamento no Congresso americano, e participará do Encontro Mundial das Famílias, no dia 27, em Filadélfia, na Pensilvânia.